Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
SAÚDE: DIABETES III
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: nhungue  (Mensaje original) Enviado: 11/08/2010 14:41

Arquivo para Cebola

Cebola

Allium cepa

Allium cepa

Tem alto poder nutritivo, curativo e preventivo e, ainda por cima, realça o sabor de todos os outros alimentos salgados. É uma ótima fonte de vitaminas A e B, mas sua grande força é a vitamina C (essa vitamina se perde quando o alimento é cozido por muito tempo em fogo alto). Além das vitaminas, a cebola é muito rica em enxofre, flúor, fósforo, iodo, zinco, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, magnésio, cloro e ferro.

Mesmo quando é utilizada apenas como tempero, a cebola já é muito importante como estimulante das secreções digestivas e de todo o trabalho do aparelho digestivo. Como alimento em si, é muito nutritiva e muito usada em nossa cozinha. É considerada um dos melhores purificadores do sangue, eliminando toxinas.

Também faz uma limpeza geral nos mucos, catarros, vermes, vírus e cálculos nos rins. Sua ação nas vias respiratórias evita gripes e resfriados. Crua, colocada sob o nariz, corta hemorragias nasais. Os índios foram os primeiros a descobrir que a cebola age contra o reumatismo e a paralisia. Além de limpar o tubo digestivo, a cebola (de preferência assada) combate a prisão de ventre.

Para os diabéticos, é um alimento de primeira, pois tem uma insulina vegetal. Nos casos de crianças que sofrem com os vermes intestinais, o suco da cebola adoçado com mel é “tiro e queda”. Tem ação eficaz contra duas vítimas da “vida moderna”: o coração e sistema nervoso. Nos nervos, a cebola age como calmante e fortificante.

No coração, ela merece atenção especial na prevenção a uma das doenças do século XX, o infarto. Cientistas do mundo inteiro, principalmente os ingleses, vêm estudando e comprovando que a cebola consegue diminuir o efeito nocivo das gorduras sobre a coagulação do sangue nos vasos e artérias que provocam o enfarte. Nesse caso, ela age aumentando o poder defensivo do sangue.

Um bom tratamento para as picadas de abelhas, vespas, aranhas etc. é aplicar seu suco puro no local afetado. O suco da cebola assada, misturado com mel ou limão, é indicado para a tosse e os problemas respiratórios. Misturado em água, é um poderoso desinfetante das úlceras e feridas da pele. Massagear o couro cabeludo com suco de cebola estimula o crescimento de cabelos.

Misturado com água, serve até para aliviar dores de dente. Mas é preciso tomar um sério cuidado: quando muito cozida ou frita, a cebola perde quase a totalidade do seu valor curativo e nutritivo, restando basicamente o sabor. Sobretudo crua e ralada, ou levemente cozida, refogada ou frita, estaremos aproveitando todos os seus valores, sem perder nada do sabor.

No tempero de feijões, cozidos e refogados, basta apenas refogar a cebola de leve e colocá-la no final do cozimento. Uma dica para os que não conseguem cortar cebola sem chorar: colocar um pedaço de pão na ponta da faca. Para tirar o cheiro das mãos, é só lavar com suco de limão.

E para suprimir o cheiro de cebola na boca, o conselho é mastigar um pouquinho de salsa. Alerta: só não devem usar a cebola as pessoas que sofrem de acidez estomacal ou de formação de gases (no estômago ou intestino).

Faça agora mesmo: Cebola Gratinada



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados